quinta-feira, 9 de julho de 2009

A construção do conhecimento sobre a escrita

A aula de hoje foi baseada no texto, cujo título é homônimo ao post. Cujas autoras são Ana Teberosky e Teresa Colomer. Infelizmente a maior parte da turma, inclusive eu, não havia feito a leitura prévia, pois lemos o outro texto (postagem anterior) que estava disponível. Todavia, felizmente, os textos tinham bastante em comum, complementam-se. Devido a isso, o post a seguir são as conclusões obtidas.

As autoras iniciam apontando as crianças como construtoras de hipóteses. Situação esta, esperada, pois a leitura e a escrita também existem fora da sala de aula, e mantém contato direto conosco a todo momento. Dessa maneira, quando iniciam sua vida escolar, já possuem conhecimentos conceituais: diferencia imagem e texto.

Daí, retoma a importância que os contextos de alfabetização possuem, pois possibilitam,dentre outras coisas, que se recriem situações cotidianas para que se perceba a língua com função comunicativa.

As crianças que estão em meio de seu processo cognitivo da escrita, necessitam saber de outras questões que permeiam esse aprendizado, como por exemplo: entender o funcionamento do sistema alfabético, entender as relações entre linguagem escrita e oral...

E uma das conclusões mais importantes que aparece neste texto, e nos outros lidos, é que para a perspectiva construtivista, todo o processo de contrução do conhecimento precisa ser levado em consideração.

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