Escreverei a seguinte receita no quadro:
Torta de banana
Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres de manteiga
1 xícara de leite
1 colher (de sopa) de fermento
6 bananas em tirinhas
Modo de fazer
Misture tudo exceto as bananas, ponha em tabuleiro untado; arrume as tirinhas de banana por cima e cubra com açúcar e canela. Leve ao forno quente.
Em seguida, lerei com elas e para elas, depois farei algumas perguntas, como por exemplo:
-Para que serve esse texto?
-Onde ele é utilizado?
-Vocês já viram alguém utilizando?Quem?
-Que palavras do texto você sabe ler?
Após este momento, mostrarei a parlenda q estará fixada em algum ponto da sala, a qual foi utilizada em um outro dia. Vou propor a leitura. Farei perguntas do tipo:
-Vocês lembram quando estudamos esse texto?
-Para que ele serve?
-Para quem foi escrito?
-Vocês sabem quem é o autor deste texto?
Justificativa: Esta tarefa foi escolhida pois é uma maneira de familiarizar as crianças com os diversos gêneros textuais, e que gradualmente possam estabelecer semelhanças e diferenças entre os mesmos. Alem disso, podem perceber que sua vida na escola e fora dela, se convergem, não há um abismo entre uma outra.
Objetivos: Desenvolver Habilidades linguisticas e cognitivas.
Desenvolver a interpretaçao.
Atividade:
Levarei o filme Turma da Mônica e a Viagem no Tempo. Primeiro mostrarei a capa do mesmo., a qual contem o nome e uma imagem. Perguntarei se as crianças conhecem,se já assistiram este filme. Perguntarei a quem assistiu anteriormente, se gostou, ou não e o porquê. Pedirei que as crianças prestam atençao no que irão ver, pois quando terminado, iremos conversar sobre ele.
O filme será passado com legenda, mesmo estando dublado. Após o filme, perguntarei se gostaram ou não e o porquê. Depois faremos oralmente a interpretaçao. Fazendo algumas perguntas,como por exemplo:
-Quem era o personagem principal, aquele que aparecia mais no filme?
-Como começou a história?
-O filme é sobre o quê?
-E Como a historia terminou?
-E quais eram os outros personagens?
-Vocês sabem quem a escreveu? [Caso a resposta for negativa, direi o autor, e sua nacionalidade)
-Pra quem foi feita essa historia? Será que foi para os adultos ou para as crianças?
Após as perguntas, irei mostrar a eles um gibi, também da Turma da Mônica, na versao antiga e a atual , estilo mangá. Pergunterei se conhecem.Darei um tempo pra que folheiem os gibis. Após isso, perguntarei:
-O que nós vimos de igual entre o filme e o gibi? E o que possuía de diferente?
Justificativa: É uma tarefa que possibilita a interpretação de desenho, requer um movimento mais dinâmico entre a criança e a produção artística, pois ela é chamada a pensar a respeito do que assistiu; processo que nem sempre é comum quando as mesmas assistem em outros ambientes. Além disso, tanto o autor quanto as personagens criados, são brasileiros, isso é interessante pois assim, é uma forma de manter um contato com as produções nacionais, as quais não têm sido muito valorizadas ultimamente.
Objetivos:Distinguir a pronuncia de alguns sons da língua, tais como: t\d, f\v, p\b, q\g, que são muito parecidos.
Estimular a pronuncia clara dos sons.
Atividade:
Primeiro, declamarei este pequeno poema para eles:
Um belo dia,
Minha tia, foi á padaria
E queria levar meu gato,
Que estava no quarto!
Eu disse: -Titia, não pode!
Leve o bode!
E ela falou: - Mas,sobrinho querido
Se eu pudesse já havia escolhido;
Levaria a vaca,
Porque ela não tem medo de faca!
Após este momento, pedirei que contem a mim que palavras ‘ficaram na cabeça’. Anotarei no quadro o que disserem. Depois, escreverei no quadro o poema dito anteriormente, destacando as seguintes palavras: dia/ tia; gato/quarto; pode/bode; vaca/faca. Pedirei que observem a grafia das palavras e as repitam oralmente. Então, numa folha de papel ou em seus cadernos, escolham uma das palavras de cada par citado a cima, a escrevam,e façam um desenho representando a palavra escolhida.
Justificativa: Com essa atividade, os alunos podem se habituar e treinar os fonemas -especialmente aqueles que podem confundir. E também trilharem seus caminhos na língua escrita, assim como resgatar um a representação das palavras através de seus desenhos, que geralmente são desvalorizados ou utilizados de forma promíscua, sem um ordenamento, sem um direcionamento.
Objetivo: Reconhecer a ortografia das palavras. Atividade:
Farei com a ajuda da turma, uma lista com os nomes de todos os alunos. Essa lista ficará exposta para todos observarem. A qual lerei, junto com os alunos. Em seguida:
-Localizaremos os nomes que começam com a mesma letra;
-Observaremos se há repetição de letras no nome de cada criança
Justificativa: Pensou-se na utilização dos nomes das crianças por ser o 1º grande texto de uma pessoa. E como tal, merece atenção. Portanto, acredito que partir destes, é importante. E também por ser uma forma da criança notar que possui algo que a represente, alem de um desenho que ela faça.
Objetivo:Desenvolver a compreensão na leitura.Atividade:
Trarei alguns sinais de transito. Primeiro, perguntarei como cada um chegou a escola naquele dia.
-Vocês já viram algum desses sinais na rua (apontarei para os símbolos)?
-E vcs já viram o que as pessoas fizeram quando viram esses sinais?
-Apontarei para a figura de um semáforo, indicando a luz vermelha acesa, e perguntarei: o que vocês fazem quando veem isto?
-Farei o mesmo procedimento apontando algumas outras sinalizações viárias.
Justificativa: A utilização de sinais de transito foi pensada pois havia a vontade de utilizar outros gêneros textuais se não os corriqueiros..como as historinhas. (diminutivo não foi empregado de forma depreciativa). Além disso, porque é uma maneira de estabelecer a comunicação -que está ao nosso redor, portanto as crianças lidam com as mesmas o tempo todo, até sem perceber, e mesmo assim, talvez não compreendam o que aqueles símbolos e sinais queiram exprimir.
2ª Parte
Objetivos: Memorizar o texto oralmente.
Ler o texto no quadro ou no cartaz.Atividade:
Trarei a música: “Meu lanchinho”.
Meu lanchinho, meu lanchinho,
Vou comer, vou comer.
Pra ficar fortinho, pra ficar fortinho,
E crescer, e crescer.
Irei escrevê-la no quadro de modo a ficar visível a todos. Cantarei a música acompanhando a letra da canção e apontando cada palavra da mesma. Depois, cantarei junto com a turma, depois eles sozinhos. Após terem memorizado, apagarei algumas palavras do texto. Então, pedirei que cantem outra vez, e digam quais palavras faltam.
Justificativa: Escolhemos essa musica pois é uma das muitas formas que as crianças possuem para terem contato com a língua escrita. E perceberem que as musicas também podem ser representadas por letras. E como a 1ª arte é a música, acredito que seja importante resgatar essas musicas destinadas as publico infantil, já que musicas da esfera adulta tem se infiltrado durante a infância das gerações recentes.
Objetivo: Identificar palavras mais conhecidas a partir do som inicial
Atividade:Pedirei anteriormente que os alunos tragam rótulos e encartes que mais gostam. Depois, irei perguntar se eles sabem ler o que está escrito em cada um. Irei mostrar a todos os textos trazidos. E então, associamos juntos com eles, a 1ª letra de cada produto com a 1ª letra do nome de cada aluno.
Justificativa:Escolhemos essa tarefa porque há o uso de materiais que as crianças manuseiam e/ou estabelecem contato visual diariamente. Alem disso, é uma maneira delas estabelecerem conexões entre as letras dos rótulos e de seus nomes.
Objetivo: Formar novas palavras a partir de palavras identificadasAtividade:
Entregarei a cada criança um alfabeto móvel, com as letras escritas em cartões de
aproximadamente 5X3. Eu vou sugerir palavras, como: JOIA. E a escreverei no quadro. Farei a leitura dela para e com eles. Pedirei que as crianças a reproduzam utilizando o material fornecido.
Depois disso, pedirei q troquem a primeira letra da palavra e vejam o que formaram, se é uma palavra conhecida, se sabem ler essa palavra...Em seguida, também pedirei que alguns alunos falem palavras, e que as organizem no quadro. E que os outros alunos repitam o processo: reproduzam a palavra com seu material e troquem a primeira letra.
Justificativa: Esta tarefa possibilita a criança de mexer no alfabeto, interferir nas palavras, cria-las e recria-las. È uma forma de romper com a característica estática do alfabeto. Também traz a possibilidade de ver a língua como algo em permanente construção e a criança se ver como parte desse processo que está se configurando.
Objetivo: Identificar sílabas iguais a partir dos sonsAtividade:
Colocarei etiquetas com o nome de cada objeto da sala de aula, em seus respectivos objetos. Entretanto, as palavras serão escritas de forma fragmentada,dividida em sílabas, como por exemplo:
CA-DEI-RA
ME-SA
CA-NE-TA
Em outro momento, pedirei que as crianças observem,e leiam todas as palavras das etiquetas em voz alta. Depois, identifiquem as duas primeiras letras das palavras -a 1ª sílaba. E fale-as. Feito isso, pedirei que as crianças encontrem e agrupem as palavras que possuem as 1ªs primeiras sílabas iguais.
Justificativa: Para identificação dos sons das silabas, pensou-se em iniciar esse tipo de atividade utilizando palavras referentes aos objetos que ficam ao redor das crianças na sala de aula pois, são materiais que já são ‘velhos conhecidos’ de forma pratica, tendo em vista que elas já os manuseiam, mas não necessariamente na língua escrita. E também possibilita a criança de fazer conexões entre a grafia das palavras, e desfazer conexões entre tamanho do objeto e sua representação escrita.